Buscar
  • Dr. Khalil

Artigo publicado em revista científica - Revista Jurídica CESUMAR

Compartilhamos um artigo recentemente aprovado e publicado na Revista Jurídica Cesumar, intitulado "Os inquéritos policiais eletrônicos: eficiência em benefício da investigação e do Direito de Defesa".


O artigo foi escrito pelo Dr. Rafael Coltro, em coautoria com o Professor e Juiz Federal, Dr. Marcelo Guerra Martins, e está disponível para consulta e estudo gratuitamente no site da revista (link ao final).


Resumo do artigo:

O presente artigo tem por objetivo abordar questões atinentes à transição dos inquéritos policiais, tradicionalmente confeccionados em papel, para a forma eletrônica, com enfoque para a situação vivenciada no Estado de São Paulo, donde foram retirados os principais dados da pesquisa. No que se refere à metodologia, trata-se de um estudo bibliográfico com colheita de dados de modo qualitativo e cujas conclusões foram obtidas essencialmente por indução. Em termos de resultados, observou-se que a implantação da nova sistemática se encontra em estágio avançado no Estado de São Paulo, pois, em 2019, o inquérito eletrônico estava presente em mais de 1.700 das 1.752 Delegacias de Polícia, em 645 municípios, com mais de 31.800 inquéritos instaurados, num total de mais de 3 milhões e 800 mil páginas em formato eletrônico. A partir da argumentação desenvolvida no texto, os autores concluem que a virtualização dos inquéritos, além de gerar economia de recursos públicos, é capaz de proporcionar maior celeridade e eficiência a esses procedimentos, gerando ganhos para a sociedade (diminuição do risco da prescrição penal pelo decurso do tempo) e também para os próprios investigados (facilitação do exercício da defesa).


Segue o link para acesso:


https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revjuridica/article/view/7500

7 visualizações0 comentário